Encontro juridico promovido pela Nova Central Sindical e Federações
Presidente do SindiEducar participa do 1º Encontro Jurídico: ‘Transformando Desafios em Conquistas’
Evento promovido pela Nova Central Sindical e Federações, entre elas a Fetramesc, discute avanços e desafios do movimento sindical
O presidente do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal (SindiEducar), Deivid Herartt, esteve presente no 1º Encontro Jurídico da Nova Central Sindical e Federações, realizado na terça-feira, 21 de maio, na sede da OAB em Lages. O evento, que teve como tema “Transformando Desafios em Conquistas”, reuniu cerca de 100 participantes, incluindo dirigentes sindicais e advogados de diversas regiões do estado.
Promovido pela Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina(NCST-SC) e demais federações, incluindo a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina (Fetramesc), da qual o SindiEducar é filiado, o encontro contou com debates significativos e a presença do presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos Gomes dos Santos.
O presidente do SindiEducar destaca a importância de encontros como este para a união e o fortalecimento das entidades sindicais. “Gostaria de agradecer ao presidente da Nova Central, Izaias Otaviano, pela realização deste evento e toda a sua organização. Agradeço também ao presidente da Fetramesc, Orlando Soares Filho, por sua visão e luta em prol das entidades ligadas à federação, que foi uma importante parceira deste Encontro. E um agradecimento aos colegas lageanos Agenor Chaves ‘Nore’ e Luiz Carlos Vieira Reis, pela acolhida de todos os participantes”, afirmou Herartt.
Ele reforça ainda a necessidade de união e busca por conhecimento entre os dirigentes sindicais. “Encontros como estes nos reafirmam a necessidade de união e busca enquanto representantes de classes. É necessário termos mais presidentes dispostos e motivados a buscarem conhecimento e lutarem por suas classes”.
Herartt também chama atenção para a necessidade de presidentes sindicais serem mais atuantes e participativos. “Infelizmente, temos nesse meio alguns sindicatos acomodados, que vivem de ‘acordinhos’ com seus empregadores, prejudicando a imagem dos sindicatos que fazem um trabalho sério e ético, um trabalho de luta constante em prol das categorias que representam. Precisamos de líderes comprometidos, que realmente busquem a melhoria das condições de trabalho de seus representados,” complementa.
O evento abordou temas importantes, como aspectos jurídicos sobre a organização sindical de trabalhadores; o custeio do sistema sindical e o Tema 935 do STF. O objetivo foi de proporcionar uma troca de experiências e fortalecer a rede sindical.